Faixa Azul

Perguntas e Respostas

1. O que é a faixa azul?
A faixa azul é uma sinalização de segurança para as motocicletas, localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 na Avenida 23 de Maio (sentido Aeroporto) e da Avenida dos Bandeirantes (ambos os sentidos), com objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo.

2. A faixa azul é exclusiva para motos?
A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas. Há a demarcação da via entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas – para que, em tráfego congestionado, as motos possam transitar com mais disciplina, de forma segura e consciente e sem alterar a dinâmica já existente na via.

3. Qual é a extensão da faixa azul?
A faixa azul tem seis (6) quilômetros de extensão na Avenida 23 de Maio, no sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. Na Avenida dos Bandeirantes tem 8,5 km em ambos os sentidos (totalizando 17km) entre a Marginal Pinheiros e o Complexo Maria Maluf

4. O uso da faixa azul é obrigatório?
O uso da faixa azul não é obrigatório. O motociclista será orientado a utilizar em caso de trânsito lento.

5. As faixas de rolamento estão mais estreitas? Meu carro caberá na faixa?
As faixas de rolamento não estão mais estreitas. O balizamento para as faixas de veículos é de 2,70. Para se ter uma ideia de proporção, um veículo SUV de grande porte pode medir 1,83.

6. A faixa exclusiva do ônibus está mais estreita? Será que cabe um veículo biarticulado?
A faixa do ônibus comporta veículos biarticulados.

7. Como o motorista fará para mudar de faixa de rolamento?
A mudança da faixa de rolamento continua a mesma. Existe sinalização vertical por toda a via alertando para o cuidado e orientação ao mudar de faixa e mensagens educativas lembrando do uso obrigatório da seta e a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.

8. Quando eu for mudar de faixa de rolamento e tiver de passar por cima da faixa azul, eu serei multado?
O motorista continuará realizando as mudanças de faixa normalmente. Não será multado. A faixa azul é uma sinalização de balizamento de orientação de fluxos de tráfego e é implantada para promover um trânsito mais seguro.

9. O motociclista poderá trafegar na velocidade que quiser na faixa azul?
Não. O motociclista tem de respeitar o limite de velocidade da via.
Em tráfego lento ou congestionado na via o motociclista deve por segurança adequar a sua velocidade a estas condições de tráfego. Como sugestão a velocidade das motos em corredor com o trânsito parado deve ser de 30 km/h.

10. Por qual motivo foi escolhida a cor azul?
A cor azul na psicologia das cores representa a tranquilidade e a segurança. Comportamentos que a sinalização quer transmitir aos usuários.

11. Por qual motivo a Avenida 23 de Maio foi escolhida, primeiramente, para o projeto?
A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por tratar-se de uma via com alto volume de tráfego de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos acidentes no local envolvendo moto.

12. Por qual motivo escolheu-se a fase experimental de ampliação no Sentido Aeroporto do corredor Santos Dumont-Tiradentes-23 de Maio-Rubem Berta; e em ambos os sentidos da Avenida dos Bandeirantes?
Por se tratar de projeto experimental, era necessário analisar a Faixa Azul envolvendo outras variáveis no trânsito, como cruzamentos semaforizados, travessia de pedestres, ciclistas, caminhões, para avaliação no decorrer do tempo os resultados com relação a fluidez e segurança.

13. Como foi feita a pintura da faixa azul nos locais?
Tanto na Avenida 23 de Maio, como na Avenida dos Bandeirantes, inicialmente foi apagada toda a sinalização horizontal, e aplicada a nova sinalização. Enquanto isso, a sinalização vertical foi implantada por toda a extensão das vias.

Toda a sinalização implantada, por se tratar de sinalização experimental, foi apresentada e aprovada pelo SENATRAN, para ser inserida no Código de Trânsito para orientar e alertar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.

Na Avenida dos Bandeirantes, em suas vias transversais semaforizadas, placas de advertência alertam todos os condutores da existência da Faixa Azul na via em que estão entrando. Para aumentar as condições de segurança dos pedestres, a CET estudou todos os cruzamentos semaforizados e implantou semáforos de pedestres onde antes não havia, em quatro cruzamentos:

• Av. dos Bandeirantes com Alameda dos Tupiniquins;
• Av. dos Bandeirantes com Alameda dos Nhambiquaras;
• Av. dos Bandeirantes com Rua Ribeiro do Vale;
• Av. dos Bandeirantes com a Av. Miruna.

Concomitantemente, foi necessário proibir conversões à direita na Av. dos Bandeirantes com a Rua Conde de Porto Alegre e junto à Rua João Carlos Mallet, de forma a permitir essas travessias de pedestres com segurança.
As colunas semafóricas das travessias onde houver Faixa Azul têm um adesivo azul no mesmo tom usado na demarcação da faixa, igualmente para chamar a atenção dos usuários. Houve ainda a implantação de 26 (vinte e seis) caixas de espera para motos, conhecidas como Frentes Seguras.

14. O projeto será estendido para outras vias?
Tudo vai depender dos resultados obtidos ao longo do sentido Aeroporto do corredor Santos Dumont-Tiradentes-23 de Maio-Rubem Berta; e em ambos os sentidos da Avenida dos Bandeirantes.

15. Quantas motos há em circulação na cidade de São Paulo?
Atualmente na cidade de São Paulo há 1,3 milhão de motos em circulação.

16. Quantos motociclistas morrem na cidade de São Paulo atualmente?
Hoje mais de 1 motociclista morre por dia em São Paulo. Para se ter uma ideia, o número de óbitos entre motorista/passageiros é de 0,3 por dia.

 

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