Transparência CET
Quem Somos
As grandes metrópoles do mundo vivem e enfrentam problemas sociais e econômicos alarmantes. Dentre os reflexos deles decorrentes, que estão diretamente relacionados com a qualidade de vida de suas populações, estão os de transporte e trânsito.
A administração do trânsito tornou-se um imenso desafio, uma vez que a disputa pelos espaços do sistema viário transformou-se em conflito constante entre motoristas e pedestres.
Nesse contexto foi que, em 1976, criou-se a Companhia de Engenharia de Tráfego - CET com o objetivo de planejar e implantar, nas vias e logradouros do município, a operação do sistema viário, com o fim de assegurar maior segurança e fluidez do trânsito.
Atualmente a cidade de São Paulo tem uma saturação quase permanente do sistema viário, tornando estratégicas as atividades de operação de campo, realizadas 24 horas por dia por engenheiros e técnicos operacionais. Múltiplos objetivos passaram a ser simultaneamente prioritários, como a necessidade de fluidez, o aperfeiçoamento da segurança e a modernização dos equipamentos.
O investimento da Prefeitura do Município de São Paulo desde a criação da CET tem sido fator primordial para melhoria das condições do sistema viário e segurança de seus usuários nos diversos deslocamentos realizados diariamente.
A segurança no trânsito aumentou com a introdução de registradores fotográficos de infração aos semáforos, tecnologia inteiramente desenvolvida pela CET. Colocados nos cruzamentos mais movimentados, registrando fotograficamente as transgressões, vem mostrando alto poder de inibição da prática de infrações.
As numerosas melhorias implantadas no sistema viário - novas vias de ligação, túneis, pontes, viadutos, passarelas, alargamento do viário, etc. - exigiram estudos detalhados para integra-las ao sistema viário em operação, de forma a dar mais eficiência ao desempenho do trânsito.
O uso obrigatório de cinto de segurança nos veículos foi uma ousada e consistente medida, pioneira no País, rapidamente absorvida pela população e seguida por muitas outras cidades brasileiras.
Outra estratégia adotada, está direcionada à Educação para o Trânsito para se alcançar, a médio prazo, maior fluidez e segurança nos deslocamentos realizados, configurando-se em fator determinante para o desenvolvimento de atividades dirigidas a diversas faixas etária da população. Para isso, temos atividades que são desenvolvidas nas escolas e locais públicos e outras que são desenvolvidas em nossos dois centros de treinamento.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, responsável pela estratégia de atuação da CET dentro do Governo Municipal, apoia, de forma preponderante, os projetos que necessitam de maior investimento e de desenvolvimento de tecnologia de ponta.
Dessa forma a atuação da prefeitura nos investimentos realizados trouxe como resultado a diminuição do número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito, o que demonstra os esforços que vem sendo realizados para a melhoria das condições de segurança no trânsito da cidade.
A CET é subordinada à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo.