CET Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, SP - Brasil

CET

Emergências no Trânsito: Ligue 1188

Companhia de Engenharia de Tráfego

  • CET
  • Notícias
  • 2014
  • 09
  • 08
  • Velocidade média em faixas exclusivas implantadas este ano tem ganho médio de 68,7% para o transporte coletivo

Notícias

RSS

08/09/2014 11:49

Por: Cet

Velocidade média em faixas exclusivas implantadas este ano tem ganho médio de 68,7% para o transporte coletivo

CET concluiu a medição em 66 trechos de faixas exclusivas, num universo de 59,3 Km.

 A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acaba de concluir uma nova amostragem a respeito da velocidade média praticada pelos ônibus nas faixas exclusivas. Neste novo cenário, a pesquisa foi feita em 66 trechos de faixas exclusivas inauguradas entre o dia 13 de janeiro e 25 de agosto de 2014, que representam 59,3 Km aproximadamente. A amostragem revela um crescimento de 68,7% na velocidade média desempenhada pelos ônibus, com aumento de 12,4 Km /h para 20,8 Km/h.

 

O trabalho foi feito pela equipe de operação da Companhia e as velocidades foram medidas através de cronômetro.

 

Em cada uma das faixas pesquisadas a medição foi feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação do trecho. No arquivo anexo está a tabela com as medições realizadas.

 

O melhor resultado entre todas as faixas inauguradas este ano pôde ser observado na ativação da Ponte do Jaguaré, com melhora de 317,3% na velocidade média dos coletivos. Antes da implantação, a velocidade média no trecho era de 10,8 Km/h. Após a segregação de pista, a velocidade média subiu para 44,9 Km/h.

 

A faixa da Ponte do Jaguaré foi inaugurada no dia 31 de março. Pelo local, no trecho onde a faixa foi implantada,circulam 12 linhas de ônibus municipais no sentido Centro, transportando 50.508 passageiros por dia útil.A frequência média é de 52 ônibus/hora pico. Já no sentido Bairro, passam 12 linhas de ônibus, levando 51.202 passageiros, numa freqüência média de 49 ônibus/hora pico. 

 

As faixas exclusivas implantadas na Região da Vila Mariana também apresentaram bons resultados no desempenho dos coletivos. Na Avenida Lins de Vasconcelos, por exemplo, no trecho entre a Avenida Lacerda Franco e a Rua Coronel Diogo, o aumento foi de mais de 140% - a velocidade média subiu de 12,1 para 29,3 Km/h.

 

Em uma das mais recentes faixas exclusivas implantadas, no trecho urbano da Via Anchieta, na Zona Sul da cidade, o estudo sobre a velocidade dos ônibus mostrou que a implantação do projeto resultou em ganho médio de 84,7% na velocidade dos ônibus na faixa em direção à São Bernardo do Campo (Bairro). A velocidade média passou de 9,9km/h para 18,4 km/h.

     

Já em relação ao sentido contrário, em direção ao Ipiranga (Centro), o ganho foi menor, mas ainda assim significativo. Os ônibus passaram a circular com velocidade média de 25,4 km/h ante 20,8 km/h antes da implantação da faixa, com aumento de 22%.

 

 

 

A faixa exclusiva da Via Anchieta tem 1,5 km de extensão e funciona desde o dia 18 de agosto deste ano em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas e das 17 às 21 horas, da seguinte forma:

 

No sentido São Bernardo do Campo, no trecho entre a Rua Américo Samarone e a Rua Ribeirão Bonito e no sentido Ipiranga, entre a Rua Budapeste e a Rua Marquês de Maricá.

   

Pela Via Anchieta, no trecho da implantação, circulam 10 linhas de ônibus intermunicipais, com freqüência média de 61 ônibus/hora intermunicipais, transportando 51 mil passageiros em média por dia útil.

 

Em relação ao transporte público municipal, passam cinco linhas de ônibus, levando em média 51 mil passageiros/dia útil, numa freqüência de 36 ônibus por hora.  

 

Monitoramento

 

A Engenharia de Campo da CET segue acompanhando o desempenho dos projetos, observando a fluidez e a segurança do trânsito, podendo ser feitas adequações sempre que necessário.

 

Data de início da Operação FAIXA EXCLUSIVA/  VIA Sentido Ext. (Km) VELOCIDADES ANTES VELOCIDADES PRIMEIRA SEMANA APÓS A IMPLANTAÇÃO
MANHÃ TARDE VELOC. MÉDIA ARITMÉTICA  MANHÃ TARDE VELOC. MÉDIA ARITMÉTICA RESULTADO
B/C C/B B/C C/B B/C C/B B/C C/B
13/01/2014 Av. Adolfo Pinheiro centro 1,1 14,3   15,9   15,1 16,3   17,6   17,0 12,3%
13/01/2014 Av. Nazaré  bairro 2,2   13,7   12,9 13,3   22,3   20,3 21,3 60,0%
13/01/2014 Av. Afonso de Sampaio e Sousa duplo 3,3 17,3     13,9 15,6 30,3     24,2 27,2 74,4%
13/01/2014 Rua do Acre/ R. Água Rasa único 0,4   7,0   4,5 5,7   11,6   7,1 9,3 62,1%
13/01/2014 Av. Vereador Abel Ferreira bairro 1,1   20,2   11,3 15,7   24,6   27,7 26,2 66,2%
13/01/2014 Av. Dr. Gentil de Moura/ R. Baraúna único 0,2   24,7   25,3 25,0   33,4   30,9 32,1 28,6%
13/01/2014 Av. Marques de São Vicente bairro 0,3 12,8   9,6   11,2 28,7   27,3   28,0 149,8%
20/01/2014 Rua Jacuna  bairro 0,4   13,9   10,9 12,4   20,7   19,9 20,3 64,0%
20/01/2014  Rua Galatéa bairro  0,3   10,8   7,4 9,1   18,6   19,0 18,8 106,5%
20/01/2014 Rua Abílio Pedro Ramos  bairro 1,0   9,4   10,8 10,1   24,5   22,2 23,4 131,2%
20/01/2014 Av. Santa Maria  centro  0,4 5,3   5,2   5,2 15,5   7,4   11,4 119,0%
20/01/2014 Av. Nossa Sra. Do Ó  Centro 0,4
20/01/2014 R. Monteiro de Melo  centro  0,5   8,1   8,4 8,3   11,1   11,5 11,3 36,8%
20/01/2014 R. Jeoaquara / R. Trajano  bairro  0,6   13,8   6,2 10,0   17,0   12,4 14,7 47,0%
27/01/2014 R. Cerro Corá  bairro 1,5       11,2 11,2       17,2 17,2 53,9%
duplo 15,4     11,2 13,3 16,8     17,2 17,0 27,8%
duplo
27/01/2014 R. Heitor Penteado  duplo 1,2 12,4     8,2 10,3 17,9     11,7 14,8 43,8%
bairro       8,2 8,2       11,7 11,7 42,7%
27/01/2014 Estrada Itapecerica  Centro 2,0 11,9       11,9 24,8       24,8 108,7%
Bairro       17,1 17,1       20,3 20,3 18,7%
03/02/2014 Av. Sapopemba duplo 0,6 18,9     12,0 15,4 30,1     19,1 24,6 59,4%
03/02/2014 Av. Sapopemba bairro  0,5       18,0 18,0       26,7 26,7 48,3%
03/02/2014 Av. Sapopemba bairro  1,1       13,2 13,2       16,9 16,9 28,0%
03/02/2014 R. do Orfanato centro  0,9 13,9       13,9 20,7       20,7 48,9%
10/02/2014 John Harrison  bairro  0,8   22,1   18,1 20,1   30,3   29,3 29,8 48,1%
10/02/2014 Av. N. Sra. Do Sabará/ Av.Emérico Richter  duplo  2,8 12,3 16,0 12,7 13,4 13,6 15,2 19,0 16,9 14,8 16,5 21,0%
17/02/2014 Rua Olívia Guedes Penteado centro 0,2 5,5   5,4   5,4 7,5   9,4   8,4 55,6%
24/02/2014 Av. Mal. Tito (Complemento) duplo 1,6 12,7     11,5 12,1 15,3     16,5 15,9 31,7%
03/03/2014 Vd. Okuhara Koei centro 0,3                      
10/03/2014 R. Consolação  Centro  0,3 7,9   12,9   10,4 7,9   12,9   10,4 0,0%
17/03/2014 Av. Lacerda Franco  centro  0,8 20,6   18,5   19,5 24,1   22,9   23,5 20,3%
24/03/2014 Av. Lins de Vasconcelos bairro 0,7   13,1   11,1 12,1   32,1   26,5 29,3 142,1%
31/03/2014 Ponte do Jaguaré  duplo 0,6 12,5     9,0 10,8 46,8     43,1 44,9 317,3%
07/04/2014 R. Albuquerque Maranhão  centro  0,3   12,7   11,1 11,9   16,0   13,7 14,9 25,2%
bairro 
Av. Lins de Vasconcelos/  bairro  1,7
14/04/2014 R. Dr. Assis Ribeiro  bairro 2,0       19,3 19,3       21,4 21,4 10,7%
22/04/2014 Av. Elísio Teixeira Leite  duplo 1,5 15,8     15,8 15,8 16,4     24,8 20,6 30,2%
28/04/2014 Av. Nova Cantareira duplo  1,0 10,2     15,0 12,6 22,7     29,9 26,3 109,2%
05/05/2014 R. Chico Pontes  bairro  1,3       10,5 10,5 18,0       18,0 71,4%
08/05/2014 Av. Padre José Maria  bairro  0,8   16,5   16,6 16,6   19,4   19,3 19,4 16,7%
12/05/2014 Av. Água Fria centro 1,9 17,1     9,8 13,5 20,6     12,3 16,4 22,1%
19/05/2014 Rua Sebastião da Barra Centro 0,4 9,0       9,0 15,1       15,1 67,7%
19/05/2014 Estrada da Colônia Bairro 0,3       12,7 12,7       13,7 13,7 8,2%
26/05/2014 Avenida Brigadeiro Faria Lima  Ambos 0,9 7,9 9,8 5,2 7,2 7,5 18,8 20,4 7,6 9,0 13,9 85,1%
02/06/2014 Iguatemi centro 0,6 11,7   5,4   8,6 13,9   8,9   11,4 33,1%
02/06/2014 Joaquim Floriano bairro   28,4   19,3 23,9 39,9   24,1   32,0 34,0%
07/06/2014 Av. Belmira Marin ambos 1,4 7,7 12,6 12,2 5,5 9,5 15,7 24,0 30,3 30,7 25,2 165,7%
09/06/2014 Av. Cidade Jardim bairro 0,4   12,1   7,9 10,0   14,1   9,0 11,5 15,3%
16/06/2014 R. Dr. Carlos Bastos Aranha Bairro 0,3       7,6 7,6       27,4 27,4 260,1%
23/06/2014 Av. Rudge  Centro 0,4 13,9   25,6   19,7 24,4   28,1   26,2 33,1%
Bairro   24,9   16,9 20,9   28,0   28,3 28,2 34,8%
23/06/2014 Av. Imperatriz Leopoldina centro 1,7 13,5   14,9   14,2 16,6   18,3   17,4 23,2%
bairro   13,5   14,9 14,2   16,6   18,3 17,4 23,2%
30/06/2014 Rua Voluntários da Pátria centro 0,5 6,7       6,7 24,9       24,9 269,4%
07/07/2014 R. Faustolo centro 1,1 14,3   14,7   14,5 21,7   21,8   21,8 50,7%
10/07/2014 R. Faustolo centro 0,4 14,3   14,7   14,5 21,7   21,8   21,8 50,1%
14/07/2014 Av. Benjamin Pereira  ambos 1,1 16,5     12,4 14,5 20,7     13,7 17,2 19,0%
28/07/2014 Av.  Aricanduva Centro 0,6 21,4   20,2   20,8 31,9   28,5   30,2 45,3%
28/07/2014 Av. Vila Ema Centro 2,3 12,2       12,2 21,4       21,4 75,5%
04/08/2014 Av. Raimundo Pereira de Magalhães  Bairro 1,5       15,6 15,6       18,2 18,2 16,9%
11//8/2014 Av. Pe. Orlando Garcia da Silveira Centro 0,8 17,2       17,2 18,5       18,5 7,8%
18/08/2014 Av. João Paulo I  Centro 2,7 17,0       17,0 19,0       19,0 11,8%
18/08/2014 Via Anchieta  ambos 1,5   14,3   5,6 9,9   23,3   13,4 18,4 84,7%
18,7   22,9   20,8 25,7   25,1   25,4 22,0%
25/08/2014 Av. do Rio Pequeno  ambos 1,8 7,4     8,2 7,8 11,0     12,1 11,5 47,4%
 
ÍNDICES 
Extensão total 59,3 Km
Média geral velocidade antes 12,4 Km/h
Média geral velocidade primeira semana 20,8 Km/h
Ganho na velocidade 68,70%