CET Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, SP - Brasil

CET

Emergências no Trânsito: Ligue 1188

Companhia de Engenharia de Tráfego

  • CET
  • Notícias
  • Operação Dá Licença para o Ônibus - Faixa exclusiva na Rua dos Trilhos, na Mooca, começa a ser operada nesta segunda-feira, 23/09

Notícias

RSS

20/09/2013 12:35

Por: CET

Operação Dá Licença para o Ônibus - Faixa exclusiva na Rua dos Trilhos, na Mooca, começa a ser operada nesta segunda-feira, 23/09

Transporte coletivo terá 1,2 km de exclusividade à direita, de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas em direção ao Bairro. No total, mais 20,4 km de faixas exclusivas serão ativados a partir de 23 de setembro. Malha criada neste ano chegará a 190,2 km de faixas exclusivas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta segunda-feira (23/09), 1,2 km de faixa exclusiva para ônibus na Rua dos Trilhos, no bairro da Mooca, na Zona Leste da cidade, no trecho entre as ruas Dr. Almeida Lima e Clark. Os coletivos terão exclusividade à direita da via, de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas no sentido Bairro.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores.  Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com a nova faixa, a CET alterou a regulamentação de estacionamento entre as ruas Clark e Juvenal Parada, visando melhorar as condições de circulação da Rua dos Trilhos.

 

Para sinalizar 1,2 km de faixa exclusiva, estão sendo usadas 20 placas de trânsito e 520 m² de sinalização horizontal.

 

No dia 23/09, ao todo, serão inaugurados 20,4 km de faixas exclusivas para ônibus por diversas vias da cidade. Com isso, a malha de faixas exclusivas viabilizadas pela atual gestão, neste ano, chegará a 190,2 km. A intenção da administração é chegar ao final de 2013 com 220 km de faixas exclusivas consolidadas.

 

Rua dos Trilhos

População beneficiada

Pela Rua dos Trilhos, circulam 11 linhas de ônibus municipais, transportando 101.533 passageiros por dia, com freqüência média de 69 ônibus/hora no pico da tarde.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público

- Respeite a sinalização;

- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;

- Em caso de dúvidas, ligue 1188 - Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.