A Hackatona: O Que é

Hackatona é a versão nacional de “Hackathon” – terminologia da língua inglesa significa “maratona hacker”, isto é, um período de esforço concentrado em que programadores, pesquisadores e outros interessados se dedicam ao desenvolvimento de softwares, aplicativos e outros tipos de soluções.

O intuito principal é melhorar a mobilidade urbana em São Paulo, mas também divulgar os esforços de abertura de dados da atual gestão e estimular o desenvolvimento de aplicações que melhorem a prestação de serviços aos cidadãos de São Paulo.

24 horas

Como Vai Funcionar

 

Aqui os principais aspectos da primeira Hackatona da CET

 

Quando será: Fim de semana dos dias 22 e 23 de março de 2014

Local: Rua Boa Vista, 136 (sobreloja) – Centro – São Paulo/SP.

Premiação: Em dinheiro para os três projetos mais bem avaliados.
1º lugar: R$ 10.000,00
2º lugar: R$ 7.000,00
3º lugar: R$ 5.000,00


Participação: Para participar, é necessário inscrever um projeto, cada equipe pode inscrever até três projetos. Será realizada uma seleção de dez projetos para participação no evento, sendo, no máximo, um projeto por equipe. As equipes poderão ter até cinco pessoas.


Desafios: Uma lista de desafios foi proposta pela CET, a partir das demandas e necessidades identificadas junto aos usuários do transporte público.

Avaliação dos projetos elaborados: Uma comissão julgadora vai avaliar os projetos no local, na tarde do domingo dia 23.

Critérios: Interesse público; monitoramento participativo; criatividade e qualidade técnica

Vencedores:
Os vencedores serão anunciados no próprio domingo.

Dados sobre a Área 40 Dados de Infrações Dados de Ocorrências Dados de Sinalização Comunitária Dados de Manutenção Semafórica Dados de Sinalização por Lombadas Dados de Lentidão do Trânsito Dados de Processos para Licenças Dados de Eventos na Cidade Dados de Vias Cicláveis Dados de Corredor e Faixa Exclusiva de ônibus Dados de Acidentes de Trânsito

[ Clique nos links acima para fazer o download separado por assunto ]

As tabelas dos bancos de dados disponibilizadas são amostras de informações hoje gerenciadas pela CET e estão agrupadas pelos assuntos propostos para os desafios. O detalhamento de cada tabela está apresentado nos arquivos denominados Dicionário de Dados e as informações sobre a abrangência do tema estão detalhadas nos arquivos de Contexto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA OLHO NO SEMÁFORO
Abrir um canal de comunicação direto com o cidadão que quer colaborar com o funcionamento do sistema.

 

OCORRÊNCIAS SP

Aplicativo informativo das ocorrências (em tempo real e dados históricos) que impactam o trânsito como: o Acidentes, carros quebrados, interrupções de vias, alagamentos, semáforos com problemas, grandes obras e grandes eventos que contam com a supervisão da CET; o Informação sobre o status/relatório de cada ocorrência (Ex: Tombamento de caminhão – Aguardando chegada de guincho – previsão de normalização 2h30); Pode ser apenas um aplicativo apenas de uso dos dados para estatísticas, monitoramento e planejamento de ações.

 

MOBILIDADE SP (TRÂNSITO)

Aplicativo informativo (usando a base de dados) e colaborativo (usando as informações fornecidas pelos usuários do programa) sobre o trânsito e o impacto que as ocorrências citadas acima proporcionam. o Mapa de lentidão/fluidez das vias, corredores e faixas exclusivas; o Mapa das faixas exclusivas e horários de funcionamento; o Mapa das ciclorrotas, ciclovias e zonas 40 o Mapa do centro expandido e as vias artérias que estão no novo sistema de rodízio; - Impacto direto das ocorrências e alternativas de rota.

 

BICICLETAS EM SP (REDE CICLOVIÁRIA)

Aplicativo informativo (usando a base de dados) e colaborativo (usando as informações fornecidas pelos usuários do programa) sobre as ciclovias, ciclorrotas e os estabelecimentos e locais que disponibilizam serviços para bicicleta, com a possibilidade de ranquear e classificar por tipo de adequação e atendimento: o Local preparado para o ciclista (guarda de capacete, cadeado por senha, quantidade de vagas, tipo (pendurada/em pé), apenas para cliente (caso para estabelecimentos comerciais), serviço de borracharia e etc; - Local não preparado (improvisado) e amigo do ciclista (classificação do “serviço”); - Local não amistoso (“motivos”).

 

PROJETO DE SINALIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

Informações sobre toda a localização, estado de conservação da sinalização de trânsito da cidade usando a base de dados do Programa DNA de Sinalização Vertical e Horizontal. Com a possibilidade de solicitar (Ex: nova faixa de pedestre), reclamar (ex: sinalização confusa) e informar (Ex: depredações) à CET. o Dados de Radar (velocidade, ocupação, etc); o Lombadas; o Sinalização Vertical; o Sinalização Horizontal.

 

PROCESSOS

Aplicativo solicitar uma “licença da CET”. Preenchimento do formulário, envio à CET, acompanhamento do status do pedido e informação de quais procedimentos para os próximos passos. - Documentos necessários para tirar uma licença para: taxi, cargas especiais, requisitar um evento, circulação especial, motofretistas.

 

RECLAMAÇÕES

1188 Mobile – Todo processo realizado por telefone em um formulário eletrônico e prático de responder.

 

PROCESSAMENTO DE DADOS

Estatísticas sobre as multas emitidas. Para filtrar por: radares, tipo de multa, locais e etc.

 

 


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