CET Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, SP - Brasil

CET

Emergências no Trânsito: Ligue 1188

Companhia de Engenharia de Tráfego

Pesquisa Origem e Destino de Cargas

A Pesquisa

Ponte Eusébio Matoso


De onde vêm e para onde vão as mercadorias que circulam e abastecem a cidade de São Paulo?

logoConhecer a dinâmica da circulação de cargas no município de São Paulo, facilitando o abastecimento da cidade de forma harmônica com o meio urbano, é o principal objetivo de um estudo inédito realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego com o apoio técnico da Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP e financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD. Esta é a proposta da primeira Pesquisa Origem e Destino de Cargas de São Paulo, que já começou. Através dela, será possível discriminar as características da carga transportada (como seus tipos e quantidades), os veículos envolvidos nesse transporte, locais de origem e destino, matrizes de viagens bem como saber quais são os horários mais viáveis que garantam o abastecimento e a prestação de serviços na nossa cidade. Serão documentadas, ainda, informações qualitativas sobre opções logísticas e sugestões a possíveis melhorias na política referente a esse setor. Todo o conhecimento acumulado, e buscado na Pesquisa, possibilitará avaliar melhor as medidas de gestão da carga urbana vigentes, constituindo-se num importante instrumento para o planejamento da logística das mercadorias que circulam e abastecem a metrópole paulistana. Com o banco de dados construído pela Pesquisa, vem a contribuição do Poder Público, em parceria com a iniciativa privada, para reduzir prejuízos econômicos e os impactos atmosféricos do efeito estufa. Em outros termos, como o seu resultado será de domínio público, a Pesquisa OD de Cargas vai subsidiar tanto o governo como os empresários no entendimento da logística de cada setor econômico, avaliar os impactos de investimentos em infraestrutura de logística e as políticas para administrar congestionamentos e emissões de gases. Melhora-se, assim, a qualidade de vida das pessoas, além dos benefícios já esperados na esfera da mobilidade urbana.

Metodologia tem respaldo internacional

A Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da CET, está realizando a primeira Pesquisa Origem e Destino de Cargas da capital paulista. O estudo, inédito no País, tem o financiamento do BIRD (Banco Mundial). A Pesquisa OD de Cargas está acontecendo dentro desse escopo.

Além da participação do BIRD, há, como mencionado, o apoio técnico da ANTP e, também, de um consórcio internacional formado pelas empresas Cambridge Systematics Inc., Consultores em Transportes Inovação Sistema S.A. – TIS Portugal e a sua filial brasileira, TIS.br. Essa consultoria estrangeira foi responsável, juntamente com a CET, pela definição da metodologia e todo o planejamento da Pesquisa.

Com base no arquivo da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS de 2011, todas as empresas situadas no município de São Paulo foram estratificadas por setor econômico e porte (pequena, média ou grande empresa). Desse universo, o objetivo é obter 3050 questionários válidos que irão compor o plano amostral do estudo. Essas respostas irão revelar a realidade logística de 17 setores econômicos distintos, de 3050 empresas de pequeno, médio e grande portes.

A metodologia de coleta dos dados é, portanto, a aplicação de um questionário, elaborado e dividido em quatro partes:

• Seção 1: Informações Gerais sobre a empresa (nome/endereço/CNPJ/grupo setorial/ telefone/e-mail);

• Seção 2:  Informações detalhadas sobre as instalações, expedições e recebimentos, total da empresa e de cada instalação declarada (quantidade, valor, peso, volume, origem e destinos, tipo de veículo utilizado, faixas horárias);

• Seção 3: Detalhamento dos movimentos expedidos e recebidos, no último dia útil, nas instalações declaradas;

• Seção 4: Planejamento Logístico (opções logísticas, impacto das medidas de restrição de circulação de caminhões nas operações da empresa, etc.).

Sua aplicação (a execução propriamente dita) é feita por outra firma independente contratada pela CET, a Comap – Consultoria, Marketing, Planejamento e Representações Ltda.

Garantia na confidencialidade dos dados

É uma premissa da Pesquisa OD de Cargas de São Paulo a confidencialidade tanto das informações coletadas como da identidade das empresas participantes. O conteúdo obtido será utilizado como uma amostra, que será expandida para representar o setor econômico ao qual pertence o participante, não sendo possível sua identificação pública e nem tampouco a correlação dos dados fornecidos a uma determinada empresa.

Como participar

Ao potencial público interessado pelo assunto, o êxito da primeira Pesquisa OD de Cargas do Município de São Paulo depende, em grande parte, da participação de todos os setores envolvidos com a movimentação de cargas na nossa cidade. Por isso, se você, empresário, deseja participar deste importante estudo, contate a Comap (a empresa que está responsável pela aplicação do questionário) pelo e-mail od.cargas.sp@comapconsultoria.com.br ou telefone (11) 3090-2472. Depois, é só receber bem o pesquisador!