Locais com restrição ao caminhão

Zona Especial de Restrição de Circulação - ZERC

ZERC

Zona Especial de Restrição de Circulação - ZERC: área ou via em Zonas Exclusivamente Residenciais - ZER, conforme definição do Plano Diretor Estratégico do Município, com necessidade de restrição ao trânsito de caminhões, a fim de promover condições de segurança e/ou qualidade ambiental.

Somente os caminhões devidamente cadastrados e autorizados poderão transitar nos horários de restrição, se previstos na legislação vigente.

As condições de excepcionalidade foram definidas em função do porte do caminhão, do tipo de carga transportada ou serviço ser prestado, conforme relacionadas a seguir.

Podem efetuar Cadastramento e solicitar Autorização Especial para ZERC

em período integral

Acesso a estacionamento próprio

Cobertura Jornalística (links e/ou geradores)

Controle de Zoonose

Serviço Postal

Serviços Essenciais de Sinalização de Trânsito

Socorro Mecânico de Emergência (guincho) (*)

Transporte de Valores

Veículo Urbano de Carga - VUC (*)

das 05h às 16h

Concretagem

Concretagem-Bomba (**)

Feiras Livres

Mudanças

Obras e Serviços Essenciais

Remoção de Terra e Entulho em Obras Civis

Transporte de Material Imunológico, Vacinas e Kits para Sorologia

2ª a 6ª das 05h às 12h e sáb. das 10h às 14h

Transporte de Produtos Alimentares Perecíveis

das 10h às 16h

Transporte de Caçambas Estacionárias por poliguincho

Transporte de Produtos Perigosos (com até 2 eixos traseiros) de Consumo Local e Outros

 das 21 às 16h

Coleta de Lixo 

 

(*) O solicitante (pessoa física ou jurídica) deverá fazer um cadastramento prévio, solicitar a Autorização Especial de Trânsito para Caminhões - AETC com a entrega dos documentos básicos obrigatórios ao DSV/AE e no prazo de 15 dias corridos, agendar a vistoria para emissão do Comprovante.

A Portaria 137/18 – SMT.GAB estabelece a necessidade de apresentação de Comprovante de Vistoria de Caminhões – CVC para efetivação de cadastramento prévio e da Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC para as seguintes condições:

- Veículo Urbano de Carga – VUC

Socorro Mecânico de Emergência (guincho)

Para obter o Comprovante de Vistoria de Caminhões – CVC, o solicitante (pessoa física ou jurídica) deverá:

1 - Fazer um cadastramento prévio a partir do seguinte link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/transporte_de_carga/index.php?p=3589

2 – Para solicitar a Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC, entregar os documentos básicos obrigatórios no DSV/AE (previstos na Portaria nº 137/18-SMT.GAB) através do correio (Caixa Postal 11.400 –SP/SP) ou pessoalmente na Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, São Paulo-SP, no horário das 09h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira.

3 – Após entrega dos documentos pelo Correios ou pessoalmente, acompanhar o recebimento da solicitação pelo DSV, através do cadastro realizado no Sistema SUAE na internet e agendar a vistoria para emissão do Comprovante que certifica as características do veículo, previstas na legislação, através do telefone (11) 3030-2278, de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h.

As vistorias serão realizadas no seguinte endereço:

- Av. Pres. Castello Branco (Marginal Tietê), pista local, sentido Rod. Ayrton Senna, após a Ponte da Casa Verde, sob Ponte Orestes Quércia, São Paulo/SP.

Deverá ser respeitada restrição do horário do "Rodízio".

Não serão feitas vistorias sem agendamento.

4 – Após a realização da vistoria, o solicitante deverá acompanhar pelo site da prefeitura o andamento do processo da AETC.

5 - Após o atendimento deste procedimento pelo solicitante e análise documental pelo DSV, a AETC será efetivada.

 

(**) programação prévia de medidas operacionais, junto ao órgão de trânsito - ligar 1188.

 

NOTAS: São considerados irregulares e são passíveis de autuação por transitarem em local e horário não permitidos os veículos que não estiverem devidamente cadastrados/autorizados. A multa é de R$ 130,16, infração média, quatro pontos na carteira de habilitação.
A fiscalização é realizada por agentes de trânsito da CET, além radares fixos dotados de Leitura Automática de Placas (LAP) instalados ao longo das vias.

ATENÇÃO: O atendimento telefônico é realizado através do número 1188. Se você tiver ligando de fora do município de São Paulo, ligue (11) 3396-6709.

Para eventuais esclarecimentos referentes à obtenção de Autorização Especial, entrar em contato com DSV, pelo telefone 3030-2484.