Caminhões

Cadastramento de caminhões

Cadastramento de caminhões

Desde 03 de outubro de 2018, estão vigentes o Decreto nº 56.920/16, a Portaria nº 137/18-SMT.GAB e a Portaria nº 154/18-SMT.GAB com novos procedimentos para o cadastramento e solicitação de Autorização Especial para os locais com restrição ao trânsito de caminhões.

Haverá cadastramento prévio dos dados do solicitante (pessoa física ou jurídica) da Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC, a partir do seguinte link:

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/transporte_de_carga/index.php?p=3589

Importante destacar que para o caminhão transitar na ZMRC, nas Vias Estruturais Restritas – VER e em ZERC, é OBRIGATÓRIA a Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC.

AGENDAMENTO PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS

Um dos primeiros passos para solicitar a Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC, é a entrega documentos básicos obrigatórios (previstos na Portaria nº 137/18-SMT.GAB) que poderá ser feita no DSV/AE através do correio (Caixa Postal 11.400 –SP/SP) ou pessoalmente na Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, São Paulo-SP das 9h às 16h.

A partir do dia 13 de maio de 2019, o serviço de atendimento presencial para a entrega dos documentos obrigatórios para a obtenção de Autorização Especial de Trânsito para Caminhões será realizado mediante agendamento.

Os horários de agendamento serão de segundas as sextas-feiras, das 09h às 16h e deverá ser feito cumprindo os seguintes passos.

- Acessar o portal de agendamento no site: http://agendamentodsv.prodam.sp.gov.br/forms/BemVindo.aspx

- Clicar em “agendar atendimento” e preencher os campos com os dados cadastrais do requerente;

- Selecionar “Caminhão” no campo assunto e “Atendimento Caminhão” no campo serviço;

- Selecionar “Oeste” no campo zona;

- Selecionar “DSV – Autorizações Especiais” no campo local;

- Clicar no dia e horário desejado;

- Confirmar seus dados e digitar o código de imagem para imprimir o protocolo.

APÓS ENTREGA DOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Pode se considerar previamente cadastrado. O status no Sistema -SUAE indicará que o processo está “EM ANÁLISE”. Agora é só acompanhar no site a confirmação se sua solicitação foi aceita ou não, exceto nos casos de VUC e Guincho, que deverão passar por vistoria, conforme passos a seguir.

PARA VUC´S E GUINCHOS

A Portaria 137/18–SMT.GAB estabelece a necessidade de apresentação de Comprovante de Vistoria de Caminhões – CVC para efetivação de cadastramento prévio e da Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC para as seguintes condições:

- Veículo Urbano de Carga – VUC

- Socorro Mecânico de Emergência (guincho)

AGENDAMENTO ELETRÔNICO DE VISTORIA DE VUC E GUINCHO

O agendamento de vistoria poderá ser realizado, obrigatoriamente, após o STATUS no Sistema SUAE, indicar que o processo está “EM ANÁLISE”, ou seja, após o recebimento dos documentos obrigatórios pelo DSV.

A vistoria é para a emissão do Comprovante que certifica as características dos veículos, previstas na legislação.

O agendamento de vistoria será realizado através do site do Portal de agendamento, a partir de 03/06/19:

http://agendamentodsv.prodam.sp.gov.br/forms/BemVindo.aspx

 

As vistorias serão realizadas no seguinte endereço e são gratuitas:

- Av. Pres. Castello Branco, altura do nº 5.000 (Marginal Tietê), pista local, sentido Rod. Ayrton Senna, após a Ponte da Casa Verde, sob Ponte Orestes Quércia, São Paulo/SP.

Como é um local com restrição ao trânsito de caminhões (Via Estrutural Restrita-VER), os veículos terão o trânsito autorizado no dia do agendamento da Vistoria, porém, deverão ser respeitadas outras restrições, como "Rodízio".

 

DIAS DE VISTORIA

HORÁRIO*

VUC

Segunda-feira ou sexta-feira

7h00 às 9h30

12h00 às 14h30

VUC

Sábado

7h00 às 9h30

GUINCHO

Terça, quarta ou quinta-feiras

16h30 às 19h00

 

 

 

  

 

 

 

 

* Vistoria por agendamento de dia e horário.

Não serão realizadas vistorias sem agendamento.

Após a realização da vistoria, o solicitante deverá acompanhar pelo site da prefeitura o andamento do processo da AETC.

A AETC será efetivada após o atendimento deste procedimento pelo solicitante, comprovando as características do veículo e a aprovação dos documentos apresentados ao DSV.

Se o caminhão não for aprovado na vistoria, não estará autorizado a transitar nos locais restritos (processo indeferido) e o reagendamento poderá ser feito somente após um novo cadastramento prévio.

Para eventuais esclarecimentos referentes à obtenção de Autorização Especial, entrar em contato com DSV, pelo telefone 3030-2484.

ATENÇÃO: O atendimento telefônico é realizado através do número 1188. Se você tiver ligando de fora do município de São Paulo, ligue (11) 3396-6709.